PRÉVIAS amplas por uma democracia que já comece nos partidos

Na semana passada, estive em São Paulo, no diretório estadual do PSDB, a convite da Juventude Estadual do partido, da qual faço parte e sou um dos vice-presidentes. Em uma reunião com lideranças, o Tucanafro e a Diversidade PSDB, a Juventude apresentou ideias de renovação e organização da sigla, além de defender prévias amplas por uma democracia que já comece nos partidos. As prévias, neste novo ano eleitoral, me parecem uma peça legítima e pouco utilizada por conflitos que só enfraquecem grandes forças partidárias, como o PSDB.
Apresentamos a proposta ao pré-candidato ao governo do Estado, Luiz Felipe d’Avila, e ao presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias, de quem tivemos apoio. Agradeço ao presidente da Juventude Estadual, Lucas Sorrillo, pela oportunidade.
Por serem pouco usuais, as prévias parecem causar maior repercussão sendo que poderiam ser o instrumento natural e leal para adequar aqueles que pretendem a disputa eleitoral ao que o partido também acredita, ou seja, à ‘social democracia’. Se queremos dar o exemplo ao País e nos apresentarmos como alternativa, que ele comece de casa. É justo que os membros do partido possam opinar e decidir de forma igual por aqueles que irão nos representar. Certamente que se há consenso, não há sobre o que se opor, como geralmente vemos nas decisões do partido em Jundiaí. No entanto, se o caso é pela decisão entre tantos, que esta decisão possa ser feita de forma ampla, geral e irrestrita.
Dessa maneira, a Juventude Estadual também defende que as prévias tenham participação de todos os filiados e não somente de alguns grupos. Sem desrespeito às hierarquias, queremos que haja acesso. Futuramente, é possível pensarmos em modelos que também permitam a participação da sociedade de modo geral, daqueles que quiserem, naturalmente, opinar. Há países que adotam modelos semelhantes e nos parecem à frente no que diz respeito à participação.
OUTROS ARTIGOS DE FAOUAZ TAHA
É importante que a Juventude se paute e opine sobre como imagina a organização do partido e não se restrinja a ações meramente ilustrativas. A força da militância e de bons governos deve também vir dos jovens e, por essa razão, parabenizo a atuação de Lucas Sorrillo, de d’Avila que mostra a renovação para além de faixa-etária e de Pedro Tobias.
Esperamos ver, até que os candidatos sejam definidos, que o processo de prévias seja respeitoso e que possa unificar a sigla, com respeito às opiniões distintas. (Foto acima: Arnaud Jaegers)

FAOUAZ TAHA

É vereador na Câmara de Jundiaí pelo PSDB, eleito pela primeira vez nas últimas eleições municipais de 2016. Tem 29 anos. Atualmente é líder do governo municipal na Casa de Leis, além de presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desporto, Lazer e Turismo do Legislativo. Nascido em Jundiaí, Faouaz é formado em Educação Física pela ESEF e tem pós-graduação em Fisiologia do Esporte pela Unifesp. Antes de ser vereador, teve experiência na gestão pública com participação na Secretaria de Esportes