2017: um ano de APRENDIZADO que multiplica ideias para o futuro

Nesta minha última coluna do ano no Jundiaí Agora, naturalmente, acredito ser importante fazer um balanço deste 2017. Um ano nacionalmente difícil e, portanto, também delicado em cenários locais, mas um ano de realizações para minha experiência novata na Câmara de Jundiaí e, sobretudo, um ano de aprendizado que multiplica ideias para o futuro.

2017 começou, para mim, com tudo novo: com um 1º de janeiro de posse em minha cadeira no Legislativo (minha primeira vez como vereador eleito após uma campanha intensa); de posse de um governo novo na cidade e de posse de novas sensações e responsabilidades. A alegria da família, o orgulho dos mais próximos, o olhar atento dos eleitores e da população: tantas novas vivências já foram iniciadas ali naquele dia.

Acompanhado do ritmo novo da vereança, ganhei um novo ritmo na vida: em março me tornei pai. Uma experiência de amor único, também de maior responsabilidade, de atenção e cuidado, o que me trouxe ainda mais zelo por tudo ao meu redor.

Passados meses destas novas realidades, vejo como o dia a dia nos ajuda a aprimorar, amadurecer e dar lugar a todos esses sentimentos. No trabalho, a empolgação do início é tomada, diariamente, pelo conhecimento, pelo bom senso, pelas limitações, pela disposição em ir além destas mesmas limitações, pela satisfação em avançar, por algumas frustrações em nem sempre conseguir, pelos erros e acertos, pelo sim e pelo não. A política, ainda que somente pautada pela descrença no noticiário, é necessária e só podemos ser bons políticos na prática, assim como somos bons pais, boas pessoas e boas figuras na vida se assim os fizermos.

OUTROS ARTIGOS DO VEREADOR FAOUAZ TAHA

FÓRUM SOBRE ÁLCOOL E DROGAS SOMA FORÇAS A UMA LUTA NECESSÁRIA

CORREÇÃO EM LEI DO ARTESÃO EVITA ILEGALIDADE E SURTE EFEITO NO CENTRO

O PESO DAS MOÇÕES

OS DESAFIOS DA VEREANÇA

PARA TRANSFORMAR, MUITAS VEZES É PRECISO ROMPER

PSDB: O BRASIL QUE QUEREMOS APONTA PARA A NOSSA ORIGEM

FOGOS DE ESTAMPIDO, O DEBATE ESTÁ LONGE DE ACABAR

É POSSÍVEL FAZER DIFERENTE

Neste caminho de aprendizado intenso, consegui, por meio de propostas de conteúdo, trazer alguns debates à cidade. Felizmente, acredito que eles tenham sobressaído a algumas pautas negativas que também vimos neste ano. Por mais divergências que tenha gerado, vimos a cidade discutir o fim dos fogos com estampido – um pedido da própria população. Pudemos falar sobre a prevenção ao suicídio; sobre alternativas para mais recursos ao Hospital São Vicente (com meu projeto sobre as concessionárias). Pude ouvir os pedidos dos artesãos e comerciantes e corrigir lei que os prejudicava. Pude ouvir os mediadores e conciliadores que buscam valorização; pude ouvir as pessoas com deficiência ao tratar da questão da empregabilidade e da acessibilidade aos ostomizados. Demos voz também à atenção aos alimentos ultraprocessados (debate que irá continuar); à prevenção do uso de álcool e drogas e demos valor aos esportes com o incentivo aos jogos de tabuleiro, entre tantos outros projetos, moções e ações.

Deste pequeno resumo, não tiro méritos meus, mas respostas para a sociedade que sempre esteve comigo na proposição de ideias e que, portanto, multiplica inspirações para o 2018 que se aproxima. Meu intuito é continuar este trabalho transparente, de escutar e dizer, de lutar e acolher, junto com vocês.

Obrigado a todos. Obrigado 2017 pela bagagem que certamente fica! (foto acima: Kelly Jean)


FAOUAZ TAHA

É vereador na Câmara de Jundiaí pelo PSDB, eleito pela primeira vez nas últimas eleições municipais de 2016. Tem 29 anos. Atualmente é líder do governo municipal na Casa de Leis, além de presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desporto, Lazer e Turismo do Legislativo. Nascido em Jundiaí, Faouaz é formado em Educação Física pela ESEF e tem pós-graduação em Fisiologia do Esporte pela Unifesp. Antes de ser vereador, teve experiência na gestão pública com participação na Secretaria de Esportes