Mata Ciliar autoriza VAQUINHA virtual para compra de comida

Uma vaquinha virtual com o objetivo de arrecadar R$ 15 mil para a Mata Ciliar está sendo feita num site especializado neste tipo de serviço. A campanha foi iniciada no último dia 28, irá até o dia 26 de fevereiro do próximo ano e arrecadou até agora 13% do valor pretendido, cerca de R$ 1.900. A vaquinha foi idealizada por uma voluntária e conta com a autorização da direção da Mata Ciliar, que cuida hoje de aproximadamente 700 animais. “Ela (a voluntária) inclusive está nos ajudando na divulgação”, afirmou a assessoria de imprensa da instituição.

A dúvida surgiu porque no site da entidade não há nenhuma informação confirmando a utilização da internet para arrecadar dinheiro. Lá, continua sendo realizada a campanha ‘Adote um Animal’ e também uma notícia sobre a construção dos recintos das onças que precisavam de caminhões-pipa e uma construtora da cidade doou água.

No início de setembro, uma integrante do grupo Defensores da Serra do Japi, divulgou pedido de doação de carne e frango para os felinos da Mata Ciliar. Ela justificou o apelo dizendo que a Prefeitura de Jundiaí não renovou o convênio com a entidade. O Jundiaí Agora questionou a Prefeitura na ocasião. A administração informou que Jorge Belix de Campos, presidente da Associação Mata Ciliar, suspendeu o convênio. A Mata Ciliar também foi questionada e não se pronunciou. No final do mês passado, o fim do convênio voltou a ser comentado pela imprensa de Jundiaí e a Prefeitura emitiu nova nota com teor muito parecido com aquela divulgada em setembro.

Detalhes da campanha – O texto publicado no site especializado em vaquinhas virtuais diz que os animais da Mata Ciliar dependem de uma alimentação saudável para terem boa qualidade de vida, sendo aproximadamente 2,5 toneladas de carne por mês e 80 caixas de hortifruti. “A nossa vaquinha tem como objetivo atingir o valor necessário para alimentá-los durante os próximos dois meses, período crítico até que a situação se normalize no começo de 2018. Ajude-nos contribuindo com qualquer valor.

A segunda parte do texto foi copiada de uma página do site da Mata Ciliar que trata do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, o CRAS. “Este órgão foi implantado em 1997 em Jundiaí e tem por objetivo receber os animais, prestar atendimento veterinário e, após o processo de reabilitação, realizar a soltura destes no ambiente natural”, afirma. Notícia atualizada às 11h05 de 8 de dezembro de 2017.