Depois de ensaiar por vários anos, com muitas idas e vindas e boatos de que seria fabricado por aqui, finalmente estreia no Brasil o Toyota Yaris, o compacto global da marca. O Compacto, que é sucesso de vendas na Europa e em diversos países asiáticos, estava nos planos da fabricante há vários anos, mas por uma questão de estratégia, como você verá a seguir, ele só aparece agora, como opção para quem busca um compacto premium, de uma marca japonesa, e que até agora contava com poucas opções.

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Com preços agressivos, que o posicionam entre o pequeno Etios e o Corolla, o Yaris chega para ocupar uma fatia de mercado importante, de alta rentabilidade. Num mercado com volumes cada vez maiores para os modelos completos, a chegada do Yaris mostra que a Toyota esperou pacientemente por uma brecha e pela hora certa para desembarcar.

O consumidor, que há pouco mais de uma década focava apenas nas opções mais econômicas, com os chamados carros populares de baixa cilindrada, amadureceu e agora quer carros recheados de tecnologia e conforto, sem abrir mão, é claro, da economia e de um bom valor de revenda.

 

A própria Toyota admite que o Yaris é o carro para um novo momento da indústria e do mercado automobilístico, onde as expectativas dos consumidores são cada vez mais altas e os automóveis são vistos como formas de expressão.

Com design cheio de estilo, excelente espaço interno e acabamento superior, o Yaris é classificado pela marca como um carro “One Class Above”, ou seja, uma classe acima, título digno de produtos de categoria superior.

O modelo, fabricado na planta da Toyota em Sorocaba, no interior de São Paulo, chega com duas versões de carroceria, hatch e sedã, e várias opções de acabamento que, diga-se de passagem, são bastante atraentes desde as versões de entrada.

O Yaris, que chega às revendas da marca ainda este mês, é oferecido com os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i, com duplo comando de abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape, que já equipam o Etios. O consumidor, dependendo da versão escolhida, poderá optar entre a transmissão automática CVT e a manual de seis velocidades, além de uma bela lista de itens de conveniência, tecnologia e segurança em todas as versões, como vidros e travas elétricos, controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, roda de liga leve de 15” e faróis de neblina.

Para atender aos mais diferentes perfis de clientes, o compacto será oferecido em cinco versões, que variam a oferta de equipamentos dependendo do tipo de carroceria. Para o modelo hatch, o Yaris será oferecido nas versões XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT, todas com motorização 1.3 litro. As versões mais completas, batizadas de XS e XLS, contam exclusivamente com câmbio CVT e motor 1.5 litro. O Yaris sedã, que trará as mesmas versões de acabamento, será vendido apenas com a motorização de 1.5 litro.

Motores consagrados – Os motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, trazem a tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.

Para equipar o Yaris, os engenheiros da Toyota trabalharam em melhorias que fizeram os motores renderem mais potência dos que equipam o Etios. Para isso, um novo sistema de exaustão foi exclusivamente redesenhado para o Yaris e um novo processo de recalibração para a carroceria e o novo trem de força foi realizado.

Com essas mudanças, o motor 1.3 litro, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, passou a render 101 cavalos a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 94 cavalos, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Em comparação com o Etios, o ganho foi de 3 cv e 0,2 kgfm de torque com etanol e de 6 cv com gasolina em comparação com o Etios.

Já o propulsor 1.5, passou a render 110 cavalos a 5.600 rpm, no etanol, e 105 cavalos, a 5.600 rpm, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho de potência também foi de 3 cv e 0,5 kgfm de torque com etanol e de 3 cv com gasolina em comparação com o Etios.

Os dois motores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio, e oferecem a combinação perfeita entre desempenho e durabilidade. Além disso, o sistema de propulsão do Yaris conta com sistema ETCSi de abertura da borboleta do acelerador, que corrige acelerações desnecessárias, garantindo máxima eficiência na combustão com maior economia e acelerações mais rápidas. Ainda falando de motores, o sistema flex com aquecimento de combustível inteligente reconhece a necessidade e aquece o combustível para uma partida imediata e sem falhas. (©Joaquim Rimoli | AutoMotori, com informações da Toyota do Brasil)

Em breve você confere a avaliação completa do novo Yaris no AutoMotori.com.br.

Preços

Modelo Versão Preço público sugerido
Toyota Yaris

Hatchback 2019

XL 1.3L 16V manual R$ 59.590,00
XL 1.3L 16V CVT R$ 65.590,00
XL Plus Tech 1.5L 16V CVT R$ 69.590,00
XS 1.5L 16V CVT R$ 74.590,00
XLS 1.5L 16V CVT R$ 77.590,00
Toyota Yaris

Sedã 2019

XL 1.5L 16V manual R$ 63.990,00
XL 1.5L 16V CVT R$ 68.690,00
XL Plus Tech 1.5L 16V CVT R$ 73.990,00
XS 1.5L 16V CVT R$ 76.990,00
XLS 1.5L 16V CVT R$ 79.990,00

 




 

Motoristas voam em comercial da Citroën

Ás vezes traduzir como algumas novidades tecnológicas podem mudar a vida dos motoristas é uma tarefa difícil, ainda mais se você tem apenas 30 segundos para contar a sua história. Esta semana, escolhemos um comercial do Citroën C4 hatch, que infelizmente não é vendido no Brasil, para mostrar como a criatividade dos publicitários consegue superar desafios.

A proposta do comercial é mostrar como dois sistemas eletrônicos, o assistente de saída de rampa, que mantém o carro parado numa saída de semáforo numa ladeira, e o controle de tração, que não deixa as rodas do carro girarem em falso, podem facilitar a sua vida no dia-a-dia.

O cenário escolhido foram as ladeiras de San Francisco, que ficaram famosas nas perseguições dos filmes policiais, onde, dependendo da velocidade, os carros impreterivelmente decolavam.

No filme, um semáforo, estrategicamente instalado bem no alto da ladeira, é o terror dos motoristas, principalmente os mais velhos, que, ao arrancarem com seus carros, decolam no ladeirão… Puro ‘non sense’, mas que mostra claramente, e com uma boa dose de humor, como os dois sistemas funcionam.  Enquanto isso, o motorista do carro equipado com o auxílio de saída de rampa, arranca tranquilo, sem sustos. (©Joaquim Rimoli | AutoMotori)

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