Vivências com TONICO PERÊ

Vivências com Tonico Perê são possíveis a partir da leitura do livro, com esse título, de autoria do escritor Evandro Fernandes da Silva e lançado, em março, pela Editora In House. As ilustrações são de Inos Corradin.  Coisa boa: Evandro e Inos. Gente que tem o dom de mexer com o coração do próximo. O Evandro, bacharel em Direito e do 4º Tabelião de Notas de Jundiaí, é um ser humano muito especial, com a capacidade de fazer com que se sinta único e importante, quem dele se aproxima.

O romance percorre mundos diferentes: o de Tonico Perê; o do empresário para quem seu pai trabalhava, o de personagens aliados no interesse pelo poder e pelo lucro, acima de qualquer virtude; o de pessoas, com diferentes vocações, motivadas pelo correto.

É uma história tão verdadeira. Existe nela uma rede de prostituição, em que pagavam mercenários para raptarem meninas, cuja virgindade seria leiloada. Depois, eram entregues a uma religiosa do mal, para que desse cabo de suas vidas. Nossa!!! Conheci mulheres, em situação de prostituição, cuja trajetória de vida foi imposta a partir de um leilão, com lucro para cafetinas e rufiões. De uma delas, a partir dos sete anos, aguardavam que completasse os dez para o leilão. A mãe tivera história semelhante. E por incrível que pareça, na entrada da boate, havia uma imagem do Padre Cícero. Como é difícil romper esse círculo de morte.

OUTROS ARTIGOS DE MARIA CRISTINA CASTILHO DE ANDRADE

VIVÊNCIAS COM NOSSA SENHORA

VIVÊNCIAS DE MÃES, PAIS, FILHOS E INTRUSOS

VIVÊNCIAS FORTES DOS SUSSURROS DE DEUS

VIVÊNCIAS DE SOLIDARIEDADE E DELICADEZA

VIVÊNCIAS DE AMOR QUE ENCANTA

Tonico Perê, menino de cinco anos, vai por esse livro, diferentemente de alguns personagens, crescendo em dignidade e se fazendo música.

A respeito da corrupção, uma das personagens principais diz: “Seu idiota, nenhum homem na terra é incorruptível ou marrento. Tudo depende da competência do corruptor e de sua oferta”. Colocações como essa devem nos chamar a uma prudência maior, a fim de que “corruptor competente” algum possa nos atingir.

O livro, muito bem escrito – a cada capítulo eu desejava mais saber o que aconteceria no próximo -, desperta o interesse do leitor e é da vitória do bem, assim como são o Evandro e o Inos.

Recomendo.


MARIA CRISTINA CASTILHO DE ANDRADE

Com formação em Letras, professora, escreve crônicas, há 40 anos, em diversos meios de comunicação de Jundiaí e, também, em Portugal. Atua junto a populações em situação de vulnerabilidade social. Acesse o Facebook de Cristina Castilho.