TEMPO de recesso. Balanço e reflexão nos propõe escolhas conscientes

Passada a Copa do Mundo, sempre há a sensação de que o País deve ‘acordar’ e caminhar. Como já escrevi aqui outras vezes, acredito que assuntos e setores podem seguir juntos. Por isso, apoio os eventos do esporte e escrevo, agora, para que no mesmo clima de torcida, autocrítica e carinho pelo Brasil, possamos pensar com clareza a respeito de nossos candidatos e das eleições de logo mais. Este meio do ano ainda nos faz remontar os principais debates que tivemos no primeiro semestre, seja em nível nacional ou municipal. A Câmara de Jundiaí terá duas semanas sem sessões ordinárias, após a sessão de hoje em que votaremos a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e o tempo de recesso, pós-Copa, balanço e reflexão nos propõe escolhas conscientes.

As eleições nos pedem atenção às propostas que façam o Brasil, de fato, reagir economicamente e voltar a sentir autoestima. Acredito em quem possa fazer bons debates e nos mostrar essa força. Em nossa Região, temos nomes com grande potencial e para nos sentirmos representados, é importante que já acompanhemos a atuação de todos, sem cair nas críticas oportunistas e distantes das reais ações dos pré-candidatos.

Em relação aos bons debates, aproveito para lembrar ações que fiz em meu mandato neste primeiro semestre de 2018 e que avalio como positivas. Discutimos a saúde de nossas crianças com o projeto de lei que regula o acesso dos pequenos aos alimentos ultraprocessados, uma forma de legislarmos e pensarmos medidas que previnam a obesidade infantil, cujos índices são crescentes em nossa cidade e País. O projeto infelizmente foi vetado pelo Executivo e vereadores, mas acredito que a discussão agregou, assim como o novo debate que fizemos em relação aos fogos. Conseguimos aprovação do projeto de lei que restringe a soltura de rojões na Serra do Japi. Infelizmente, como toda proposta que de fato gera impacto na sociedade, tivemos uma alteração que modificou a intenção de total proteção à Serra, mas a lei foi sancionada e acredito que seja um primeiro passo efetivo para cobrarmos abrangência dessa regulação na cidade e em todo o País.

Também discutimos os rumos do esporte. Minha moção, de autoria conjunta com o vereador Cristiano Lopes (PSD), repudiou o corte de recursos destinados ao esporte no Brasil. Fiz críticas também à gestão municipal diante de demandas da própria classe e as condições precárias dos centros esportivos. Fizemos reunião e esclarecemos os pontos com o gestor. Visitei os complexos, assim como escolas e fiz alertas também sobre a estrutura dessas unidades às autoridades de educação, tanto municipais quanto estaduais.

OUTROS ARTIGOS DE FAOUAZ TAHA

FALAR SOBRE DROGAS E ÁLCOOL É PRINCIPALMENTE PREVENIR

Andei pelos bairros para prestar contas com a entrega do meu informativo e pelas andanças também atendi a pedidos de moradores por melhorias em sinalização de trânsito, iluminação ou poda de árvores. Todas as demandas foram encaminhadas à prefeitura e as cobranças pela execução são diárias. Fomos atendidos em muitos casos e agradeço aos responsáveis, de mobilidade, de obras e serviços públicos, pela disponibilidade em atender a população. Os debates sociais pela prevenção ao suicídio e de prevenção ao uso precoce de álcool e drogas, iniciados em 2017, também continuaram e serão reforçados no próximo semestre.

A partir desses passos, quero caminhar nos próximos meses certo de que ‘plantar’ ideias, nem que elas não sejam executadas, é a trilha desafiante na política que pode, de fato, transformar e deve identificar demandas atuais e ações que, a longo prazo, tragam resultado. Convido todos a também seguir com esse intuito e com interesse coletivo pelos próximos dias que virão, no Brasil e em nossa cidade.


FAOUAZ TAHA

É vereador na Câmara de Jundiaí pelo PSDB, eleito pela primeira vez nas últimas eleições municipais de 2016. Tem 29 anos. Atualmente é líder do governo municipal na Casa de Leis, além de presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desporto, Lazer e Turismo do Legislativo. Nascido em Jundiaí, Faouaz é formado em Educação Física pela ESEF e tem pós-graduação em Fisiologia do Esporte pela Unifesp. Antes de ser vereador, teve experiência na gestão pública com participação na Secretaria de Esportes