Hoje, o Test Drive – parceria entre os sites Jundiaí Agora e Automotori – não fará avaliação de novos modelos de carros. Ao invés disto, você saberá tudo sobre uma verdadeira corrida maluca, mas muito maluca mesmo, que acontece nos autódromos dos Estados Unidos com super picapes. A competição conta com manobras alucinantes dos carrinhos de rádio controle, à força das picapes off-road e, de quebra, as emoções dos pegas em alta velocidade no asfalto… Curioso? Então, prepare-se para conhecer a categoria mais alucinante do automobilismo: a Stadium Super Trucks. Veja o vídeo:

Criada em 2013 pelo piloto norte-americano Robby Gordon, que acumula passagens de sucesso pela Indy, Nascar e até no Rali Dakar, essa corrida, recheada de adrenalina usa toda a tecnologia das picapes usadas nas provas de baja,onde os veículos cruzam o deserto de Baja, da Califórnia em velocidades alucinantes, e leva essas máquinas de off-road para competirem em um circuito de asfalto.

No início, as provas eram realizadas em áreas fechadas, como os estádios de baseball e futebol americano, mas logo evoluiu para os autódromos e circuitos de rua, onde é possível, além de realizar os saltos e acrobacias, também acelerar forte, como os carros de competição.

Estrutura Reforçada – As picapes têm estrutura de alumínio e a carroceria é feita em fibra de vidro, reforçada com kevlar, o mesmo material usado nos coletes a prova de balas. Elas são equipadas com motores Chevrolet V8, de 650 cavalos de potência, que equipam o superesportivo Corvette. Essas super picapes são capazes de saltar até 30 metros de distância e 4 metros de altura, e passam fácil dos 230 km/h!

Para garantir a emoção dos saltos, todos os circuitos recebem duas ou mais rampas, com cinco metros de comprimento e um metro de altura, para que as picapes literalmente decolem a mais de 200 por hora.

No final de 2014, as provas ganharam etapas fora dos Estados Unidos e do Canadá, com corridas na Austrália, China e até na Inglaterra, onde foi realizada uma prova especial no Goodwood Festival of Speed, o maior evento mundial de velocidade.

O campeonato dessa categoria, faz parte hoje das provas de suporte da IndyCar e já são um sucesso de público, lotando os autódromos por onde passa.

E tem até um piloto brasileiro que participou de algumas etapas do Stadium Super Trucks como convidado. No ano passado, Átila Abreu (foto acima picape Shell V Power), que é de Sorocaba e um dos mais experientes pilotos da Stock Car Brasil, participou da etapa de Detroit do campeonato dessas picapes. (©Joaquim Rimoli | AutoMotori)




Cinema inspira comercial do PASSAT

Um molequinho apaixonado pelo filme Guerra nas Estrelas é o personagem principal deste comercial do Volkswagen Passat, o sedã topo de linha da marca alemã. Com uma pitada de humor, o filme mostra o menino fantasiado com os trajes do vilão Dart Vader, que no filme usa “a força” para destruir seus inimigos apenas impondo as mãos.

Depois de tentar, inutilmente, impor a sua força contra o pacato cachorro da casa, a máquina de lavar roupas e até a boneca da irmã, ele ganha uma forcinha do pai ao conseguir ligar o carro com seus “superpoderes”…

A ideia do roteirista do comercial serviu para mostrar um sistema que permite ao motorista acionar o motor do carro do lado de fora, apenas apertando um botão na chave. O filme, com apenas um minuto, é bem legal. Divirta-se! (©Joaquim Rimoli | AutoMotori)

ASSISTA TAMBÉM

BESTA, O CARRO DO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS