A PRAÇA DA BANDEIRA em sete fotos

VINHETA JUNDIAI ANTIGAMENTEEm 1948, a região da Praça da Bandeira, no centro de Jundiaí, era assim. Na foto é possível ver a avenida Jundiaí e a Fábrica São Bento. Mas a história da praça é muito mais antiga. Nos anos 1600, o local era o ponto inicial da “saída seca” da estrada de Pirapora e depois da estrada do Retiro, no sentido de Itu. Teve o nome de Largo Santa Cruz e abrigou ao longo do século 20 o primeiro bebedouro público, a primeira escola-parque a primeira rodoviária além da origem das escolas de samba ou a saída das passeatas ecológicas pela Serra do Japi, segundo a Prefeitura.

Voltando à foto, o prédio menor (à esquerda) era o Posto de Puericultura (postinho de saúde). O prédio maior era “Parque Municipal “Manoel Aníbal Marcondes”, o “Parcão”, onde hoje é o terminal central de ônibus. Também havia uma piscina (do lado esquerdo da foto), areião, campo de futebol, quadra de basquete e ocupava mais da metade da praça. Esse jardim era de uma terra branca bem diferente.

A diretora era a a professora Ana Pinto Duarte Paes e entre outras as professoras Vera Marília Brenna, Judith Arruda, Maria da Glória Pontes de Toledo, Diva Vicente, Maria Cândida Lemos Giacomelli, Antonieta Picchi, Maibi Siqueira, Norma Lopes Della Serra, Ilze de Almeida Leite, Sharley Pyles Machado deixaram um legado de educação, amor e trabalho.

Mais fotos da Praça da Bandeira:

Em 1930…(arquivo Milton Rocha)

Nos anos 1950, o Parque Infantil Prefeito Manoel Aníbal Marcondes(Foto de Luiz Carlos Acciari)

A piscina da escola que funcionava na praça nos idos de 1950(Foto Ideal Janczur)

A imagem acima é de 1964(Foto Wagner Alves da Cruz)

Final dos anos 1960…(arquivo Wagner Alves da Cruz)

Em 1976, a inesquecível rodoviária passando por reformas…(arquivo Ibis Cruz)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES