Redes sociais dão o TOM da transparência na política

Em tempos de internet como ferramenta mais usual de comunicação, é importante entender o papel da política. Além de modismo ou apenas meio de divulgação, é inegável que, hoje, as redes sociais sejam canais diretos de diálogo e aproximação entre eleitos e eleitores. Se bem utilizadas, as redes dão o tom de transparência na política e em vários setores. Por meio delas, recebemos rapidamente as impressões e pedidos dos munícipes e a eles, respondemos. O alimento para esta eficiência, porém, está no conteúdo que se transmite e na aliança desta prestação de contas com diversas ações.

No dia a dia da vida parlamentar, utilizo minhas redes (site, Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e canal no Youtube) para levar informações sobre o mandato à população. Por meio delas, sobretudo, recebo demandas diárias e tenho a possibilidade de, em tempo real ou com maior agilidade, dar retorno. Somada a este cotidiano, ainda, está a elaboração de projetos de lei; a realização de debates presenciais (muitos promovidos pelo contato permitido nas redes); o estudo de melhorias à cidade e a cobrança por execuções. Prestar contas é nossa obrigação e nem sempre as pessoas estão próximas ou podem comparecer às sessões, no caso do Legislativo. Assim, ter um meio de levar informações até elas me parece ser uma necessidade e responsabilidade na política.

OUTROS ARTIGOS DE FAOUAZ TAHA

NA ERA DAS BOLHAS SOCIAIS, O DESAFIO DE REPRESENTAR A TODOS

PRÉVIAS AMPLAS POR UMA DEMOCRACIA QUE JÁ COMECE NOS PARTIDOS

Pesquisa do Datafolha, realizada nos dias 29 e 30 de janeiro deste ano, e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra que 75% dos brasileiros acessam a internet e que 41% dos eleitores leem sobre política no Facebook. Por outro lado, há quem não tenha o acesso à internet e, por essa razão, também priorizo estar nos bairros; ter as portas do gabinete abertas e lançar, a cada semestre, meu jornal físico de prestação de contas. As atividades, projetos aprovados e ações feitas no meu mandato durante o segundo semestre de 2017 devem ser divulgadas, em breve, no meu novo informativo.

Portanto, faço questão de ser um vereador da transparência e dos canais abertos, sempre alinhado, porém, ao conteúdo que proponho debater na Câmara e às demandas que devo responder. A comunicação é eficiente se tivermos o que dizer e, pelas redes ou os meios que forem, a população está cada vez mais munida para nos cobrar. Este diálogo é o que importa. Assim, nossa democracia se adapta e avança!(Foto: Ranpixel.com)


FAOUAZ TAHA

É vereador na Câmara de Jundiaí pelo PSDB, eleito pela primeira vez nas últimas eleições municipais de 2016. Tem 29 anos. Atualmente é líder do governo municipal na Casa de Leis, além de presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desporto, Lazer e Turismo do Legislativo. Nascido em Jundiaí, Faouaz é formado em Educação Física pela ESEF e tem pós-graduação em Fisiologia do Esporte pela Unifesp. Antes de ser vereador, teve experiência na gestão pública com participação na Secretaria de Esportes