Conheça os três PASSOS para conseguir um emprego

Querer, apenas, não basta para a conquista de um emprego. Ele dificilmente cairá do céu caso você fique esperando sentado. Por isso, saia da zona de conforto e lembre-se que você não é o único a desejar um lugar ao sol: a concorrência é grande! Então, vamos a três passos para conseguir um emprego.

É muito importante se preparar com dedicação para os processos seletivos em que participar. Não existe fórmula infalível. Porém, o caminho das pedras é relativamente simples desde que percorrido com as devidas dedicação e atenção.

Ao percorrer os três passos que mostrarei a seguir, suas chances de ingresso ao tão desejado emprego vão aumentar significativamente:

Primeiro passo: monte um currículo(CV) caprichado

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Seu currículo, o cartão de visitas de seu perfil profissional. Sendo assim, todo o cuidado ao montá-lo é de suma importância.

Imagine que o recrutador irá visualizar uma série de currículos além do seu. Por conta disso, é importante que ele seja sucinto, informativo e organizado para, sobretudo, chamar a atenção do recrutador.

– Sucinto, estendendo-se por no máximo duas páginas.

A máxima “menos é mais” é de grande valia na hora de montar seu CV.
Evite frases como “tenho força de vontade, sou organizado, tenho facilidade em trabalhar sob pressão”.

Ou você realmente acredita que o recrutador vai se basear somente no seu currículo para saber se você é ou não uma pessoa que sabe lidar com pressão?

– Informativo, por conter todas as informações essenciais:

Caso tenha experiência profissional, especifique o período (exemplo: março 2015 – fevereiro 2017) em que permaneceu no cargo, bem como quais atividades você exerceu no mesmo.

Se você não possui experiência profissional, cite grupos de pesquisa em que já participou, trabalhos acadêmicos e até mesmo trabalhos voluntários.

Além disso, coloque pelo menos três meios para que o entrevistador entre em contato com você: e-mail, telefone fixo e celular.

Lembre-se que a concorrência é grande e o recrutador não vai ficar tentando o contato com você inúmeras vezes e ao longo de dias.

– Seja organizado para facilitar a leitura de quem o está lendo:

O cuidado vai desde a fonte utilizada, layout do currículo, até à ordem das informações apresentadas: Informações Pessoais, Formação Acadêmica, Experiência Profissional, Idiomas, Cursos Extracurriculares e, por último, Informações Complementares.

As fontes mais indicadas são: Times New Roman, Courier, Arial, Verdana e
Lucida Sans. O tamanho dependerá da fonte e deverá estar entre 10 e 13, no máximo.

Segundo passo: envie seu currículo para o máximo de vagas possível.

Tenha em mente que procurar uma vaga tem tudo a ver com estatística!

Para que você consiga uma entrevista, será necessário enviar seu currículo para uma série de vagas anunciadas. Para ser aprovado, provavelmente você deverá participar de algumas entrevistas.

Faça a matemática e você perceberá que, neste caso, “quanto mais, melhor”. Não seja inflexível, mande seu CV para o máximo de vagas que tenham a ver com o seu perfil, mesmo aquelas que você acredita que “não sejam tão legais”.

Você poderá se surpreender no momento da entrevista.

VEJA TAMBÉM:

ITUPEVA TERÁ PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

EM JUNDIAÍ, CURSOS SÃO OPORTUNIDADES PARA MUDAR DE VIDA

Terceiro passo: prepare-se para a entrevista

Não se atrase de jeito nenhum!

Tenha respeito pela agenda de quem o entrevistará. Caso algum imprevisto aconteça, entre em contato o mais breve possível com o entrevistador.

Tal postura demonstrará que você continua interessado na vaga e, mais importante, que é responsável, qualidade extremamente valorizada pelas empresas.

Provavelmente, o entrevistador agendará uma nova data para a entrevista.

Também é importante conhecer um pouco mais sobre a empresa antes de ir à entrevista. Obviamente, não é necessário que você decore todas as informações disponíveis. Porém, este conhecimento mínimo reforçará que você está interessado na vaga, além de demonstrar pró-atividade.

Prepare-se! Não tenha vergonha, vale até mesmo treinar na frente do espelho.

Perguntas comuns em entrevistas:

– Conte-me mais sobre você;
– Por que você está interessado nesta vaga?
– Por que você se considera apto a vaga?
– Cite três qualidades e três defeitos;
– Quais são seus objetivos profissionais?

Por fim, lembre-se novamente que a primeira impressão é a que fica. Neste caso, é melhor pecar pelo exagero (por exemplo, vestir roupa social para entrevista em uma empresa cuja vestimenta padrão é calça jeans e camiseta polo) do que pela falta (vestir camiseta em uma empresa cujo traje padrão é terno e gravata).

Tenha cuidado com a imagem que você apresentará ao entrevistador:

– No caso dos homens, cabelos penteados e barba feita/bem aparada. Evite brincos e piercings. Bermuda, camiseta regata e chinelos estão proibidos!

– Cabelos penteados e maquiagem discreta, no caso das mulheres. Prefira esmaltes com cores neutras. Blusa decotada, saia curta e roupas justas estão proibidas!
Boa sorte! (foto acima: blog.alertaemprego.pt)

 

PASSOSGABRIEL MELILLO

Psicólogo e especialista em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Possui 8 anos de experiência na área de Recursos Humanos, tendo exercido papéis de liderança de equipe, projetos e consultoria em empresas multinacionais dos ramos de Tecnologia da Informação, Saúde/Suprimentos Hospitalares e Contact Center.