Depois de MICARETA, Jarinu não terá carnaval neste ano também

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Jarinu cancelou o Carnaval de rua. Numa nota de apenas quatro linhas, o Executivo explicou que assim como no ano passado, quando a folia não ocorreu por falta de verbas, neste ano também não haverá Carnaval devido à cise financeira. Os festejos, de acordo com o texto, deverão ser retomados em 2019. Este ano, o Carnaval será de 10 a 13 de fevereiro. Em 2017, a folia também ocorreu em fevereiro. Em abril, para comemorar o aniversário da cidade, a Prefeitura organizou uma Micareta (carnaval fora de época/foto ao lado) com participação de blocos carnavalescos e escolas de samba

Em 2017, a prefeita Eliane Lorencini praticamente acabara de assumir o cargo quando optou pelo cancelamento da festa. Na verdade, ela seguiu a tendência iniciada pela Prefeitura de Jundiaí. Outras cidades da região também não tiveram Carnaval: Várzea, Campo Limpo Paulista, Cabreúva e Itupeva. Na ocasião, a assessoria de Eliane informou que “não havia condições financeiras para promover a festa e o momento era de contenção de gastos” e que deveriam ocorrer “investimentos em setores primordiais como saúde, educação, serviços públicos e segurança pública”.

A prefeita teve uma reunião no dia 26 de janeiro de 2017 com representantes dos blocos carnavalescos e escola de samba da cidade, além da Polícia Militar, Guarda Municipal e secretários municipal. Ela parabenizou o empenho e o entusiasmo de todos na preparação do Carnaval e salientou que ainda estava empenhando esforços para pagamento dos servidores municipais no mês de fevereiro, além de todos os fornecedores que a Prefeitura devia. “Em nome de todos eu peço desculpas. Não é uma situação agradável e sabemos que não é a primeira vez que a cidade fica sem carnaval, mas não podemos comprometer outros setores”, disse Eliane Lorencini na ocasião.

LEIA

EM JUNDIAÍ, PREFEITURA PROCURA PATROCINADORES PARA O CARNAVAL

Aniversário – Três meses depois, em abril, durante as festas para comemorar o aniversário da cidade, a Prefeitura organizou uma micareta. Jarinu estava completando 68 anos de emancipação política. A micareta contou com participação de blocos carnavalescos, escola de samba, além da abertura do Festival de Orquídeas.

Em reportagem divulgada na época, a prefeita afirmou que “infelizmente tivemos que cancelar uma das mais tradicionais festa do município que é o Carnaval para contenção de gastos. E fevereiro ainda estávamos levantando os débitos deixados. Mas tínhamos prometido aos organizadores dos blocos carnavalescos que faríamos uma micareta em abril, junto com o aniversário do município econseguimos cumprir com o combinado”. (foto acima: Prefeitura de Jarinu)