Manzatto, o IMORTAL, e o blog que conta histórias de jornais

O jornalista Nelson Manzatto começou, neste ano, a publicar histórias de jornais em seu segundo blog. E para reforçar a divulgação das histórias ali retratadas, foi feita uma parceria com o site Jundiaí Agora (JA) que nasceu em janeiro deste ano. Desde então, Manzatto, que é um imortal já que faz parte da Academia Jundiaiense de Letras, vem escrevendo artigos sobre política que são publicados todas as sextas-feira no JÁ.

Nelson Manzatto iniciou seus trabalhos em redação de jornais em 1970 e deixou este mesmo espaço em 2007. “São muitas histórias, muitas pessoas envolvidas e o blog terá três etapas: a primeira retrata meu início na profissão até 1977 quando concluí a faculdade e acabei deixando o Jornal da Cidade – meu primeiro emprego nesta área. A segunda fase retrata um trabalho independente e minha mudança para Campinas e depois São Paulo. A terceira fase surge em 1997 quando começo a trabalhar no Jornal de Jundiaí, onde cheguei a ser editor-chefe e onde me aposentei.” Manzatto lembra que chegou a dar aulas em faculdade de jornalismo, trabalhou em assessoria de imprensa e fez campanha eleitoral. Tudo isso será mostrado no blog. Na foto abaixo, Nelson entrevistando o cantor Taiguara, já falecido.

A ideia de ter o blog divulgado pelo site surgiu do próprio jornalista responsável do Jundiaí Agora, Marco Antônio Sapia, que trabalhou com Manzatto no Jornal de Jundiaí. Assim, os leitores do site, toda vez que o blog tiver um texto novo, poderão receber esta informação pelo Jundiaí Agora.

LEIA O ARTIGO DE NELSON MANZATO DESTA SEXTA-FEIRA CLICANDO AQUI

Livros – Manzatto assumiu a cadeira 39 da Academia Jundiaiense de Letras em 2002 (a posse dele, na foto principal, onde também aparece o historiador Geraldo Tomanik) e tem quatro livros publicados. O primeiro deles, “Surfistas Ferroviários ou a História de Luzinete” conseguiu o primeiro lugar em concurso de Romance, realizado pela Secretaria de Cultura de Jundiaí, em 1997.

Depois deste, Manzatto publicou, em 2007, o livro “Contos e Crônicas de Natal” onde estão incluídos cinco textos premiados, um deles em primeiro lugar, num concurso internacional. Em 2012, ele publicou o livro “Momentos”, cujo lançamento ocorreu na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo. Em 2014 organizou o livro “No meu tempo de criança”, com histórias de leitores de seu primeiro blog e cuja maior parte das crônicas têm texto final de Nelson Manzatto.

     

Seu primeiro blog chama-se https://blogdonelsonmanzatto.blogspot.com.br/ e conta com mais de 200 textos publicados e mais de 40 mil acessos. O segundo, e que agora entra na parceria com o Jundiaí Agora, chama-se  https://historiasdejornal.blogspot.com.br/ e tem histórias de redação, depoimentos e personagens que passaram pela vida do jornalista durante sua trajetória em jornais.

Manzatto começou no Jornal da Cidade, trabalhou no Jornal de Domingo de Campinas, onde foi editor-chefe; Diário do Povo, também de Campinas onde também comandou a redação; Diário Popular de São Paulo onde trabalhou na Editoria de Economia e por último Jornal de Jundiaí, onde também foi editor-chefe. Ele foi um dos responsáveis pela criação do jornal do Clube Jundiaiense, lançou em 1977 o Clubes Jornal pela empresa criada por ele e pelo repórter fotográfico Aurélio Rodella. “Tem muita história para ser contata”, finaliza ele.

Para acessar o blog de Manzato pelo Jundiaí Agora é fácil. Basta ir até o alto da página e clicar em “Top Digitais”. Em seguida, clicar na máquina de escrever antiga (a mesma que aparece no começo do texto), símbolo mais de uma época especial do jornalismo.