Siemens de Jundiaí vai produzir TURBINA para usina de MG

A Siemens vendeu uma turbina de condensação de 40MW, modelo SST-300 (foto acima) para a Usina Cerradão, em Frutal (MG). O equipamento é feito em Jundiaí e será entregue três meses antes do prazo exigido por outros fabricantes. Os valores da negociação não foram divulgados.

Especialista em gerar bioenergia através da queima do bagaço da cana utilizada na produção de açúcar e etanol, a Usina Cerradão (fotos abaixo) buscava um fornecedor capaz de garantir a eficiência em sua operação e atender ao mesmo tempo ao prazo de entrega de oito meses. O prazo normal é de 12 meses) com intuito de maximizar a exportação de energia nos meses de agosto a outubro, onde os preços no mercado livre são historicamente mais atrativos.

A turbina SST-300 tem capacidade de geração de até 50 MW. Altamente modularizados, permitem uma excelente relação custo-benefício para instalação e operação, além de oferecerem flexibilidade para processos industriais complexos. “Nossas turbinas são fabricadas localmente e podem ser utilizadas tanto para condensação quanto contrapressão, além de atenderem a diferentes condições de instalação como em soluções com sistema de condensação do tipo evaporativo”, explica Murilo Teixeira, gerente de vendas da Siemens.

De acordo com Pedro Felipe de Castro Andrade, diretor industrial da Usina Cerradão, a parceria com a gigante alemã garante bons resultados. “Ao unir o know-how da Siemens em projetos nesse mercado com a nossa experiência operacional, vamos garantir uma energia de qualidade e que vai trazer bons frutos ao nosso grupo e também à região”.

Cerradão – O Grupo Cerradão é formado por uma usina, uma agrícola e a empresa especializada em bioenergia. A Agrícola Cerradão produziu 1.300 milhão de toneladas de cana de açúcar no ciclo 2017/18. Já a usina esmagou 3.100 milhões de toneladas de cana no mesmo período. A Bionergia Cerradão lida com a cogeração e exportação de energia atingindo 420 mil MWh entre 2017 e este ano.

Siemens – Com mais de 6000MW de potência instalada, a fábrica de turbinas industriais a vapor, em Jundiaí(foto abaixo), ratifica a posição da Siemens como líder de mercado no segmento, fornecendo as maiores turbinas já fabricadas no país para grandes projetos industriais. Sua capacidade de produção atinge turbinas a vapor de até 100 MW.

A unidade é uma das seis fábricas de turbinas da Siemens no mundo e responde por 10% do volume mundial de vendas. Toda a tecnologia de produção está baseada em engenharia e processos nacionalizados por meio de um extenso programa de treinamento dos colaboradores junto às fábricas da Europa.

No Brasil foi desenvolvido um tipo específico de turbina para o mercado de cogeração industrial no segmento de biomassa, tendo em vista o grande potencial do mercado brasileiro de usinas de açúcar e álcool. Além disso, foi instalada em Jundiaí a balanceadora de alta rotação a vácuo para rotores de turbomáquinas. A Siemens é a primeira empresa da América do Sul a possuir este equipamento. (Informações: www.surgiu.com.br)

VEJA

PALESTRA GRATUITA TRATARÁ DE EMPREENDEDORISMO CRIATIVO