Poucas vezes os funcionários da Uipa Jundiaí viram tantos filhotinhos de cães serem abandonados num espaço tão curto de tempo. Em apenas 48 horas, 19 animais foram deixados nas proximidades da entidade. Não há uma explicação lógica além da época de cria aliada com a irresponsabilidade dos donos que descartam os bichos sem um pingo de cerimônia. E sobra para a Uipa, que mal consegue cuidar dos animais que já estão sob seus cuidados.

A primeira 10 filhotes foram abandonados ainda na madrugada de segunda-feira (foto abaixo). Foram largados perto do portão da instituição, numa caixa de papelão. É claro que os filhotes não ficaram na caixa. Foram para o outro lado da rua. Estavam ensopados e com frio. Recolhidos, foram tratados.

30out_madrugada_abandono na UIPA JDI_2

30out_madrugada_abandono na UIPA JDI_4

No dia seguinte, por volta das 10h30, mais sete filhotes foram achados. Estavam perto de um orelhão localizado a 15 metros da Uipa. Também foram recolhidos, limpos e alimentados.  No mesmo dia, duas cadelas (foto principal), filhotes de aproximadamente quatro meses, estavam perambulando perto da instituição. Ambas choravam muito e foram levadas para uma clínica veterinária.

31out_9_10h_abandono na UIPA JDI_1

A Uipa acaba abrigando a todos. E divulga os abandonos em sua página no Facebook. Todas as fotos são acompanhadas da triste história dos cães e com a frase “providências estão sendo tomadas junto aos órgãos públicos e policiais”. A pergunta que cabe é: e quem toma providências contra os órgãos públicos? Há anos que a entidade vive da boa-vontade da população. As ações da Prefeitura nesta questão, segundo quem entende do assunto, não suficientes. Um ambientalista que preferiu não se identificar afirmou que o Poder Público “não faz um trabalho sério no campo preventivo, de saúde pública, voltado à responsabilidade na adoção e trato com animais”

BAZAR NATAL UIPA_11 novembro 2017No dia 11, sábado, a Uipa realizará um bazar de Natal. É uma forma de levantar recursos já que os que vêm do Poder Público são insuficientes. Todos os sábados são realizadas feirinhas de adoção. Neste, dia 4, serão realizadas duas. Afinal, há cachorro demais para espaço de menos. A primeira será na avenida Nove de Julho, na Cãolate, das 10 às 13h30. A outra, na Agro Rami, rua Bom Jesus de Pirapora, 2.810, no mesmo horário.  Quem quiser ajudar a entidade com ração ou dinheiro pode entrar em conta através do e-mail uipa.jundiai@hotmail.com ou in-box. Para acessar a página do Facebook é só clicar http://bit.ly/2yoqVzP.

É claro que feirinhas de adoções e bazares são apenas um paliativo. E assim como com as crianças que estão na fila de adoção, os filhotes de animais também convivem com o preconceito. Pouca gente quer adotar um animal com deficiência. Adultos também poucas chances de ser levado para casa. E, por incrível que pareça, os cachorros com pelagem preta são deixados de lado na hora da adoção. Preconceito até com o mundo animal.

VEJA TAMBÉM

UIPA COMEMORA ADOÇÕES