A entrevista é a etapa mais importante na busca por um emprego, merecendo atenção especial para a conquista de seu objetivo.

Veja abaixo o que fazer antes e durante as entrevistas de emprego para aumentar suas chances:

1 – ANTES DA ENTREVISTA

Informe-se

Busque mais informações sobre as atividades realizadas pela empresa e seus concorrentes. Não fique limitado ao website da empresa, pesquise também por notícias no Google.

Organize-se

Pesquise o melhor caminho para chegar ao local da entrevista. Saia mais cedo e procure chegar com 15 minutos de antecedência.

Se chegar antes do horário estipulado, aproveite parar ler suas anotações e revisar o que preparou para entrevista.

Não se esqueça de revisar seu currículo e levar uma cópia para a entrevista.

Vista-se adequadamente

Optar entre roupas casuais ou formais dependerá da atividade a ser realizada e a empresa. Advogadas e advogados em escritórios devem utilizar trajes sociais completos enquanto que profissionais de publicidade utilizam trajes mais despojados.

De qualquer maneira, existem regras básicas de apresentação pessoal para homens e mulheres.

Homens

– Evite camisetas;

– Use sempre, ao menos, calça;

– No caso de traje social, use sapatos engraxados. Não sendo obrigatório o traje social, sapatênis ou tênis discretos são as melhores opções;

– Cabelos penteados;

– Barba e bigode aparados;

– Unhas limpas e cortadas;

– Roupas limpas e passadas;

Mulheres

– Prefira roupa em tons neutros e evite brilho;

– Evite decote e roupas justas;

– Sapatos básicos e fechados;

– Brincos pequenos;

– Maquiagem discreta;

– Unhas feitas;

– Cabelos penteados.

Pratique

Prepare-se para perguntas que são feitas com freqüência em entrevistas. Pratique suas respostas. Se preferir, peça a alguém de sua confiança para que siga um roteiro e faça algumas perguntas a você. Este exercício permitirá o desenvolvimento de sua argumentação.

Além disso, pare e reflita sobre qual o seu real objetivo ao obter um emprego: ganhar experiência? Ingressar no mercado de trabalho? Obter independência financeira? Tendo isto em mente, ficará mais fácil explicar por quais motivos você é a pessoa certa para o emprego.

“Porque você acredita estar apto para esta vaga?” – Aproveite para vender seu peixe. Cite exemplos de ações bem sucedidas e qualidades.

“Qualidades x defeitos” – Difícil de responder e sempre surge em processos seletivos. Procure ser sincero em sua reposta. Não adianta tentar maquiar um defeito como se fosse uma qualidade. Por exemplo, citar que se considera um workaholic e que “se envolve demais com o trabalho”.

“Por que você saiu de seu último emprego?” – Caso você já tenha experiência profissional, prepare-se para esta pergunta. Falar mal de empregos e chefes anteriores não soa bem. Seja sereno em sua resposta e explique claramente o motivo.

Caso o motivo não conte a seu favor, explique que não houve adaptação ao cargo, tendo sido necessário o desligamento. Esta pergunta trará a tona a possibilidade de você não se adaptar novamente a uma função. Caberá a você convencer o entrevistador de que dessa vez será diferente, argumentando.

“Cite uma ocasião em que você teve que…” – Prepare-se para perguntas que procuram entender como você agiu em determinadas situações.

Por exemplo, “Cite uma ocasião em que você cometeu um erro grave e teve que contorná-lo. Como você agiu?”. Não fuja, alegando que “nunca errou”. O interessante desse tipo de pergunta é que ela é madura o suficiente para entender que o importante não é o erro e sim a solução.

Entenda como uma oportunidade para você demonstrar que, no passado, foi capaz de superar determinadas situações. Logo, será capaz novamente no futuro.

2 – DURANTE A ENTREVISTA

Frente a frente com o entrevistador, saiba que são avaliados outros fatores além das repostas dadas. Seguem cuidados para causar uma boa impressão:

– Seja firme ao cumprimentar seu entrevistador. Cuidado! A ideia não é machucar a mão do entrevistador, apenas demonstrar firmeza;

– Seja educado e cortês. Se você estiver sentado quando o entrevistador entrar, levante-se e cumprimente-o. Caso seja um grupo de pessoas, levante-se e cumprimente a todos, um por um. Caso lhe sejam oferecidos água ou café, aceite e agradeça;

– Fale pausadamente e com clareza, sem gírias e vícios de linguagem. Palavrões estão proibidos. Desenvolva sua argumentação e evite respostas breves com apenas “sim” ou “não”;

LEIA TAMBÉM:

OS TRÊS PASSOS PARA CONSEGUIR UM EMPREGO

OS SETE PECADOS CAPITAIS AO PROCURAR TRABALHO

SAIBA COMO MONTAR UM CURRÍCULO VENCEDOR

-Atente-se ao entrevistador, esteja presente à entrevista. Mantenha contato visual com o entrevistador de maneira natural. Além disso, preste muita atenção ao nome do entrevistador quando este se apresentar. Esquecer o nome do entrevistador certamente não contará pontos a seu favor.

– Ouça o que lhe está sendo perguntado, deixando que o entrevistador complete sua pergunta até o fim. Caso não tenha entendido a pergunta, não há problema em apresentar suas dúvida;

– Faça perguntas sobre pontos que que lhe pareçam importantes. Fuja do óbvio para não parecer algo forçado e sem propósito;

– Caso esteja nervoso demais e venha a gaguejar ou errar a conjugação de um verbo, peça desculpas ao entrevistador e explique que, por conta do nervosismo, cometeu tal erro. Comece novamente a sentença e continue como se nada

tivesse acontecido. Essa postura, por incrível que pareça, conta pontos devido à forma com que você lidou com uma situação adversa;

– Ao término da entrevista, despeça-se educadamente e agradeça pelo tempo disponibilizado pelo entrevistador.

Aguarde o retorno do processo seletivo com paciência.

Caso você seja aprovado, certamente entrarão em contato com você.

Caso você seja reprovado, é possível que não entrem em contato com a má notícia. Siga em frente e continue sua busca por outras vagas, certamente existe uma esperando para ser preenchida por você. (foto acima: passeidireto.com)

Ótima sorte!

 

ENTREVISTAGABRIEL MELILLO

Psicólogo e especialista em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Possui 8 anos de experiência na área de Recursos Humanos, tendo exercido papéis de liderança de equipe, projetos e consultoria em empresas multinacionais dos ramos de Tecnologia da Informação, Saúde/Suprimentos Hospitalares e Contact Center.